Som Gospel

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cuidados a tomar antes do culto

Estar conduzindo uma reunião de louvor é um trabalho muito sério, de grande responsabilidade, e muitas vezes árduo. Além de se preocupar em direcionar o meu louvor a Deus, eu devo me preocupar em levar a congregação a louvar a Deus, sem atrapalha-los, nem chamar a atenção para mim, nem para o grupo. Confesso que às vezes é difícil. Muitas vezes, a desorganização acaba incomodando, fazendo a igreja se dispersar. Depois não sabemos porque o louvor não flui!

Por esta razão, senti o desejo de escrever este breve, mas objetivo texto, com o propósito de levar você a organizar melhor o seu grupo, aproveitando ao máximo todos os momentos da reunião:

Cuidados básicos a serem tomados antes do culto:
>> Santidade - Sempre vou continuar a bater nesta tecla. Não suba para ministrar louvor se você está em pecado...não ministre se você está magoado ou magoou alguém..., etc. Sacerdotes não podem estar com as vestes sujas diante de Deus, mas sim limpas e brancas!
>> Oração e louvor - É bom que haja um tempo de louvor e oração com o grupo antes do culto. A oração é muito importante, principalmente pelo primeiro item, que é perdão pelos pecados.

>> Escolha dos músicos e cantores - Nós, do Ministério Vida Nova, possuímos, por exemplo, dois bateristas e dois guitarristas. Se o seu grupo têm músicos que tocam o mesmo instrumento ou que têm a mesma voz, eu sugiro que a escolha dos músicos que vão ministrar seja feita antes do início do culto, sempre visando à unidade. Já enfrentamos vários contratempos quando não nos organizamos nesta área.

>> Organização do culto - É bom que o líder do grupo converse com pastor a respeito da ordem do culto (quando se dará o tempo do louvor, da oração, da oferta, da palavra, etc). Muitas vezes é bom que se saiba até o tema da palavra principal, para que o grupo ministre também sobre isto.
>> Afinação - Toda a afinação de instrumentos deve ser feita antecipadamente, e não no culto. É terrível observarmos o dirigente de louvor ministrando, e o guitarrista lá no canto: tóim, tóim, tóim....(afinando a guitarra). Parece coisa banal, mas muitos irmãos perdem a atenção por causa disto.
>> Teste de cabos - É bom que seja testado todos os cabos móveis utilizados no palco (microfones, guitarras e baixos). Isto para que os mesmos não causem "estouros" ou "chiados" no momento do culto.

>> Transparências - O grupo deve ter uma pessoa responsável pelo retro-projetor, e deve cuidar para ter todos os cânticos nas transparências (principalmente as canções mais novas).


>> Escolha dos cânticos - Se o seu grupo ainda não tem liberdade para cantar sem livros cifrados, é bom que se escolha os cânticos antecipadamente, para que os músicos não sejam pegos de surpresa.

Conclusão

Meus amados irmãos, lembrem-se sempre: "Deus é o centro das atenções e não você, nem o grupo de louvor”. Leve a congregação à presença do Pai, se esforçando para levar todas as atenções a Ele!


Um abração em Cristo Jesus
Ministério Adorando sem Limites
IEQ Cedrinho Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário