Som Gospel

Mensagens (Estudos)



I – Filhos São Bênçãos de Deus Ministério Adorando sem Limites
Musico : Alessandro Souza Godoy ( Guitar-Bass)






Um dos melhores presentes de Deus para as os pais são os filhos. Há grande alegria nos filhos. O propósito de Deus é que os filhos sejam fontes de bênçãos. Herança do Senhor são os filhos, fruto do ventre o seu galardão (Sl. 127:3).



É responsabilidade dos pais ensinar e educar seus filhos no caminho do Senhor. Um relacionamento sadio entre pais e filhos é indispensável para o progresso espiritual destes.



1- Os filhos são a alegria enviada por Deus.



O nascimento de um filho trás alegria aos pais. O Senhor faz que até “a mulher estéril seja alegre mãe de filhos” – (Sl 113:9).



2 – Os Filhos são abençoados



Deus deu-nos os filhos como bênçãos. Nunca os pais devem encarar os filhos como um empecilho, escória ou coisa semelhante. Eles são a herança do Senhor (Sl 127.3).



Tenho visto pais crentes tratarem seus filhos como verdadeiros tropeços em suas vidas. Culpam os filhos por tudo de errado que acontece. Os filhos por sua vez se sentem um lixo, e aí começa a tragédia familiar.



No Salmo 128: 3b os filhos aparecem com a seguinte comparação:

* São comparados a PLANTAS DE OLIVEIRAS:



a) dão fruto: Ver Gl 5:22-23;

b) dão azeite (unção do Espírito Santo);

c) dão sombra (amparo, abrigo contra o desconforto);



As plantas precisam ser regadas, cuidadas: amor, cuidado, afeto, tempo, diálogo.



II – Ensinando a Criança no Caminho – Pv 22:6



O conselho do sábio Salomão é: “Instrui o menino [no caminho] em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.” Um grande erro de alguns pais hoje é querer ensinar o caminho do céu para seus filhos. A Bíblia não manda ensinar “o caminho”, mas ensinar “no caminho”. Parece não ter diferença, mas é muito distinto. Pode se ensinar o caminho sem se estar nele. Aí a criança vai observar o exemplo dos pais. Não adianta ensinar o caminho do céu, do temor do Senhor, da obediência a Palavra, se não andamos nesse caminho.



Ensinar “no caminho” é:



1) Andar junto com os filhos

A maneira mais eficaz de ensinar nossos filhos a andar no caminho santo é andar juntamente com eles. À medida que ensinamos vamos aprendendo também. Assim eles se sentirão motivados a caminhar tendo a companhia dos pais.



2) Dar bom exemplo aos filhos

Não cabe dúvida de que o testemunho fala mais alto do que qualquer ação. Se quisermos ver nossos filhos como bons servos de Deus, teremos que ser bons servos de Deus primeiro. Eles nos observarão e seguirão nosso exemplo. Aqui vale o exemplo de Jesus; tudo o que ele ensinou aos discípulos, Ele fazia antes.



3) O culto doméstico



No culto doméstico a criança aprende que não é só na igreja que somos crentes. Quando o dia começa com uma reunião familiar para se ler a Bíblia, cantar uns corinhos, orar e meditar na Palavra

de Deus a criança recebe uma motivação maior para refletir em suas ações e compromissos. Assim ela dedicará menos tempo à televisão, ao vídeo game e outras coisas que não edificam e em compensação gastam mais tempo no devocional onde ela aprenderá mais do Senhor e de Sua Palavra.



III- O Amor aos Filhos



O amor, o afeto e a dedicação são traços marcantes que moldam o caráter dos filhos. Os filhos precisam se sentir amados, protegidos e queridos.



1) Demonstração de amor em público



Vejo muitos pais, principalmente na igreja, abraçar, beijar elogiar as crianças dos outros. Mas nunca fazem isso com seus próprios filhos. Sempre são ríspidos com os filhos, chamam-lhes a atenção em público e alguns até surram seus filhos na presença de outras pessoas. Isso deixa os filhos revoltados e eles imaginam que são piores que todas as crianças. Que não merecem carinho e amor.



2) Sendo amigo dos filhos



Não obstante sermos pais precisamos ser amigos de nossos filhos. Quando o filho não vê em seu pai ou mãe um amigo, ele vai procurar em outra pessoa aquilo que não encontra em nós. Aí entram em cena os homossexuais, viciados em drogas, marginais, etc.



Conheço uma irmã, mãe de uma adolescente, que sempre foi dura com sua filha, humilhava-a na presença das pessoas e não a deixava em paz nem mesmo na igreja. Essa mocinha acabou se desviando da igreja, logo começou um namoradinho mundano e engravidou-se. Hoje sua mãe chora e sempre pede oração á igreja para que sua filha volte para o Senhor. É lamentável, mas sua própria mãe a lançou no mundo.



Os filhos são herança, bênção e alegria, mas também eles são uma responsabilidade para os pais. Temos o dever de instruí-los no caminho certo para que ao crescerem não desviem jamais. Que Deus dê graça e sabedoria a todos os pais e mães para saberem criar seus filhos como verdadeiros servos de Deus!










----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


TRAZENDO UNIDADE AO MINISTERIO


Um ingrediente que nunca deve estar ausente dentro de qualquer ministério é a unidade entre as pessoas. Observo em muitos lugares, que grupos têm buscado unção de Deus, procurando ser abençoados, porém muitos deles não prestam atenção à um item essencial. Indubitavelmente, a falta de unidade entre as pessoas é um problema sério dentro de qualquer ministério!

Causas

A desunião de um grupo pode ser causada por muitos motivos. Dentre os mais conhecidos e dentre os quais eu mesmo enfrentei, quero citar alguns abaixo. É muito provável que o seu grupo se identifique com algum deles:

>> Inveja ou ciúmes

>> Pessoa magoada

>> Falta de humildade (soberba), insubmissão

>> Fofoca (contendas)

>> Falta de amor pelos membros do grupo

>> Irmãos com pensamentos e idéias diferentes

>> Falta de respeito uns pelos outros

>> Preguiça, irresponsabilidade

Talvez você pudesse, pela sua experiência, acrescentar muito mais problemas a esta lista, mas quero deixar esta parte de lado e seguirmos em frente falando um pouco das soluções para este problema. Uma delas, É a palavra honrar.

Solução de valor

As Escrituras Sagradas nos dizem que devemos honrar e amar uns aos outros. Quero que fique bem claro que honrar o próximo não é exalta-lo ou glorifica-lo.Ou seja é a expressão chamada "jogar confetes", que significa elogiar outra pessoa demasiadamente, exaltá-la etc. É bem diferente do que honrar. Por exemplo: após termos dirigido o louvor devemos ter o hábito de dizer uns aos outros:

>> Foi bom ter cantado com você!

>> Foi uma honra estar ministrando contigo!

>> Foi uma honra estarmos louvando a Deus juntos!

>> Foi uma bênção para mim ter tocado ou cantado com vocês!

>> Você é realmente um servo de Deus!

Isto é honrar o próximo com palavras! Este tipo de atitude melhora em muito o relacionamento de um grupo de louvor. Isto porque as pessoas começam a se sentir valorizadas, amadas, queridas etc.

Infelizmente...

Infelizmente, há músicos que fazem exatamente o contrário, e é aqui que encontramos um dos motivos da falta de unidade de um grupo. Após um culto evite estes comentários:

>> Hoje você não deveria ter cantado!

>> Hoje você estava péssimo!

>> Parece que você está desaprendendo!

>> Você precisa ensaiar mais...!

>> Você nos atrapalhou em tal cântico!

>> Você errou demais esta noite!

Estes comentários não ajudam em nada, e muitas vezes acabam machucando alguém. Se você tem algum comentário ou exortação a fazer, faça depois na reunião de louvor, e mesmo assim com bastante "jeitinho". Faça tudo isto visando a unidade, e para quebrar qualquer motivo de barreira que poderia criar-se entre uma pessoas e outra.

Conclusão

Para finalizar, eu gostaria de desafia-lo a levar unidade ao seu grupo. Se você tem sonhos e objetivos com relação a sua equipe, primeiramente observe se há unidade naquele meio. Os músicos devem aprender a se honrar, respeitar, ter o mesmo sentimento uns para com os outros e amar o próximo como a si mesmo, como Jesus várias vezes enfatizou... concorda comigo? Então, mãos à obra!

Ministério Adorando sem Limites
Musico : Alessandro Souza Godoy ( Guitar-Bass)