Som Gospel

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Seis dicas para o líder de louvor





Alguns bons conselhos práticos sobre liderar o louvor e a adoração.
1. Antes de escolher uma lista de canções, PENSE! O que Deus está dizendo ao grupo recentemente? Quais são os pensamentos do grupo: Com o quê estão preocupados? Sobre o quê estão se alegrando? Como posso refletir isso na escolha das músicas? O que Deus está querendo dizer ao grupo? Sobre o que os outros líderes acham que eu deveria estar focado?
2. Antes de escolher um grupo de louvor ou banda, PENSE! Quem é apropriado para estar ali? Quantas pessoas? (Uma banda com seis pessoas para um grupo de células com sete pessoas é considerada acima). Se lá houver alguns rapazes ou moças, um ou outro que não canta muito bem, então músicas com masculino/femininas repetidas vezes pode não favorecer a atmosfera de adoração.
3. PENSE! O que as palavras das músicas que estou escolhendo querem dizer? Será que elas fluem de uma para outra ou que elas foram escolhidas porque “precisamos de uma rápida aqui” ou porque “nós não tocamos isso na semana passada.”
4. PENSE! Algumas músicas podem não funcionar tão bem em um grupo de dez como o fazem com 3.000 pessoas então… Não as utilize nesse cenário.
“Did you feel the mountains tremble – da banda Delirious?” (“Abra o Coração” na versão do grupo Filhos do Homem em português) é um hino fantástico. Provavelmente funciona melhor em um festival do que em um grupo de células. Os gritos estridentes não são os mesmos quando há apenas dez pessoas. Escolha músicas – não músicos – para realmente cantar.
PENSE! Se você está repetindo um refrão ou frase de uma canção, você sabe por quê? Existe alguma razão que não seja “Você vai tocar a verdade nessa música mais uma vez, não é?” Ou “Eu tive a impressão”?
Há certos versículos que podem ser repetidos e não estragar a adoração ou cansar os adoradores até a morte.
Se você quiser repetir uma música, tenha um motivo em mente para fazê-lo.
Será algo novo que precisa ser enfatizando uma segunda vez?
Faça variação da velocidade ou o acompanhamento musical para a canção
Estou querendo passar de louvor à adoração ou vice-versa?
5. PENSE! Provavelmente, como regra geral, não comece músicas que você não conhece muito bem a letra ou a música. Só vai fazer você parecer ridículo e distrair todo mundo.
6. PENSE! Se você sentiu que vai entrar em um tempo livre, espontâneo e profético cantando / dançando / batendo palmas / seja lá o que for… Abra seus olhos em algum momento para verificar se todos os outros não te abandonaram / adormeceram / morreram .
Ministério de Musica  Adorando sem Limites - IEQ Cedrinho 
Miss. Alessandro Souza Godoy 

Santo e tremendo é o nome de Deus


Santo e tremendo é o nome de Deus




O uso pecaminoso do nome de Deus em vão há tempos tem sido um problema. Uma proibição disso estava em terceiro lugar na lista de Dez Mandamentos na lei de Moisés (Êxodo 20:7).Violar isso era uma forma da blasfêmia. No Novo Testamento nos é mandado que nos despojemos, entre outrascoisas, da “linguagem obscena do vosso falar” (Colossenses 3:8). Mesmo sem estes avisos as pessoas que reconhecem o nome de Deus como “Santo e tremendo” (Salmo 111:9) não usarão seu nome de forma solta, ou como palavra sem sentido.
Uma das frases mais comuns ouvidas hoje é “Oh, meu Deus!”. Isso não se ouve de pessoas que O chamam genuinamente emoração ou louvor, mas numa expressão de surpresa ou incredulidade. Quase todos os programas de televisão usam esta frase frequentemente.
Fico feliz em dizer que não tenho reparado esta frase sendo utilizada da mesma maneira por cristãos. Vamos manter assim. Certamente, há uma maneira correta de usar as mesmas palavras. É utilizada muitas vezes na Bíblia, na maioria das vezes nos Salmos, como no louvor de Davi: “Deus meu, em ti confio…” (Salmos 25:2).

Deus te dá outra chance



Deus te dá outra chance





…todos estes […] obtiveram bom testemunho por sua fé…Hebreus 11:39
Em uma carta, Albert Einstein aconselhou seu filho Eduardo com as palavras: “Viver é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio você precisa manter-se em movimento.” O conselho do grande físico é sábio e prático.Esse sábio conselho pode ser aplicado à vida cristã. Muitos cristãos continuam avançando pela fé em meio às circunstâncias dolorosas e árduas. Porém, ao enfrentarem um fracasso moral pessoal, perdem o equilíbrio e caem. O arrependimento e o sentimento de que não mais merecem o perdão de Deus, os mantêm ao chão e eles já não mais se movem em sua caminhada espiritual.
A Bíblia nos dá muitos exemplos daqueles que enfrentaram sérios fracassos pessoais. Abraão mentiu para Faraó sobre sua esposa Sara (Gênesis 12:11-17). Jacó enganou seu pai para obter a bênção que pertencia a Esaú (Gênesis 27:18-29). Moisés desobedeceu a Deus ao atingir a pedra ao invés de falar-lhe (Números 20:7-12). Apesar de suas falhas, nos é dito: “…todos estes […] obtiveram bom testemunho por sua fé…” (Hebreus 11:39).
Estes personagens bíblicos são colocados como exemplos porque após suas quedas voltaram-se para Deus e começaram a segui-lo novamente. Você perdeu seu equilíbrio espiritual através de uma escolha pecaminosa e agora isso o mantém no chão? Arrependa-se e siga o Deus das segundas chances mais uma vez.