Som Gospel

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cada um tem o Pastor que merece......

Caro leitores.




O evangelho está vivendo uma crise, nesta crise encontramos varios pontos. De um lado igrejas frustradas com pastores, pastores doentes espiritualmente por causa de sua igreja e igrejas se tornando fruto do marketing, igrejas indo atras de pastores que curam, igrejas que acham que igreja é só milagre fisico e financeiro, enfim estamos vendo de tudo. A pergunta é: Quem é o verdadeiro culpado te tudo isso? Deus que não é!.
Entendo que a igreja é cara do pastor e o pastor e a cara da igreja ou, seja pelo pastor podemos avaliar sua igreja e pela igreja podemos avaliar o pastor, por isso então que a responsabilidade maior de gerar a próxima geração é do professor (pastor) que tem o papel ganhar, discípular, consolidar e enviar. Mas para que o verdadeiro ensinamento aconteça é preciso muito comprometimento, tempo, paciência e muito amor, foi isso que Jesus nos ensinou na sua passagem aqui pela terra, que a capacitação de 12 homens distintos de formação só se tornou possível por causa do ensinamento no campo com palavras, mas principalmente com exemplos.
O ministério pastoral é avaliado pelos frutos da igreja, seu valor esta no apascento, na capacidade de gerar vida em diversas áreas, amadurecimento, educação, respeito, obediência, mas principalmente na capacidade da igreja de gerar discípulos (lideres).
O pastor ungido por Deus lidera sua igreja e não é liderado por ela, o pastor não pode ter medo de exercitar seu ministério com autoridade e poder.

A verdade é que temos visto todo tipo de pastores por aí e que são poucos que realmente fazem a diferença, são em média 20% que puxam como uma locomotiva e 80% são puxados como vagões. Cada dia mais igrejas estão definhando, pastores sugando suas igrejas, e igrejas dando mal testemunho, pastores vivendo ministério como cargo, até quando igreja do Senhor?

Quero que análise comigo alguns tipos de pastores que temos encontrado é logico que é somente alguns exemplos e que talves você conheça muitos outros.

"Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus." atos 21:8

Pastor colocado no exercício da função: Dificilmente este pastor aquentará a missão, seu trabalho frente ao ministério sempre será uma carga sobre si, não conseguirá pregar a verdade para sua própria família, viverá sempre na dependência da ajuda humana, e sua igreja nunca terá vida própria, tende a ser um pastor sem indentidade, e um pastor criado pelos homens, é fantasioso, lógico que são alguns tópicos entre outras características.

Pastor talentoso mas sem chamado: Pastores que assumiram seu ministério por capacidade pessoal, facilidade de falar, necessidade do ministério, estes pastores cansam e desistem da posição e buscam se completar profissionalmente para satisfazerem sua necessidade de sustento. Tem dificuldade de desenvolver-se espiritualmente sua vida é marcada pela carnalidade e indisposição de servir, são motivados por circustâncias, querem ter e possuir e não querem pagar o preço de ser.

Pastores mortos ou cansados espiritualmente: São pastores que tiveram um bom começo, gostam de viver do passado, das coisas que realizaram, todas as vezes que falam lembram-se dos seus feitos muitas vezes se esquecendo de Deus, são emotivos, amigão, paizão, tem medo de perder seus dizímistas principais, evita contrariar, não tem voz ativa, arrumam desculpas para não participarem dos trabalhos espirituais, dificilmente estão em trabalhos de grupos, viajam muito, só entra na hora da mensagem para o culto, trazem campanhistas direto para sua igreja, evitam estudos ou não dão e aceitam passivamante o pecado e ]o mundanismo de da igreja, convive passivamente com o erro, tudo que vê é lucro, enfim alguns pontos.

Pastor com chamado : Pastor bem definido na sua fé, estrategista, sempre tem um projeto para seu povo, participativo, visita seu povo, é líder e não paizão, não vive de emoções, tem trabalhos pessoais de oração, jejum, não vê igreja como um problema e sim como solução dos problemas, tem prazer na palavra, cumpre suas promessas, maduro, gosta do ensino, tem domínio sobre sua igreja esta sempre a disposiçãode levantar as mãos para abençoar a igreja o avivamento e as almas estão sempre a frente do dinheiro.

È lógico que os pontos abordados não expressam a totalidade dos problemas e nem é isso que quero em tão pouco tempo, mas o objetivo é levar membros, lideres grupos, pastores, a uma reflexão e tomar uma posição em Cristo Jesus que problemas sérios estão a nossa vista e não devemos compactuar com os erros e assumir que fomos feito para levar a igreja do Senhor Jesus ao triunfo.A verdade é que temos duas opções:

1- Lutarmos contra e nos colocarmos como oposição, enfrentando de frente o pecado.

2- O então buscarmos uma terra nova onde as bençãos do Senhor se manifeste.

Temos que entendermos que a igreja é uma universidade de Deus para o homem estar totalmente habilitado para avançar e sermos felizes.
“Deus ama os pastores e os pecadores, mas não os erros e o pecado”.
"Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério." 2 tm 4:5
Ministério Adorando sem Limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário