Som Gospel

sábado, 15 de outubro de 2011

Coral Cedrinho se Preparando para Cantata de Natal 2011

1° Ano da Cantata de Natal da IEQ Cedrinho Sorocaba Vagas abertas ,Coral Cedrinho .
Coordenador Wellingnton e Alessandro 







1° Ano da Cantata de Natal da IEQ Cedrinho Sorocaba Vagas abertas ,Coral Cedrinho .

Videos testes Alessandro


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Não Duvide ,Deus Fala com VOCÊ !!!!!!!!!!!!! Emocionante ..................

Pense Nisso

Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem começou a se dirigir para casa.

Sentado no seu carro, ele começou a pedir:

- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.

Eu irei ouvi-lo.

Farei tudo para obdecê-lo'

Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:

- 'Pare e compre um galão de leite'..

Ele balançou a cabeça e falou alto:

- 'Deus? É o Senhor?'.

Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa.

Porém, novamente, surgiu o pensamento:

- 'Compre um galão de leite'.

'Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite'.

Isso não parece ser um teste de obediência muito difícil...

Ele poderia também usar o leite.

O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.

Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:

- 'Vire naquela rua'.

Isso é loucura...

- pensou e, passou direto pelo retorno.

Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua..

No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.

Meio brincalão ele falou alto

- 'Muito bem, Deus. Eu farei'.

Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.

Ele brecou e olhou em volta.

Era uma área mista de comércio e residência.

Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.

Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam

escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro

lado que estava acesa.

Novamente, ele sentiu algo:

- 'Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua'.

O jovem olhou a casa.

Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se. -' Senhor, isso é loucura.

Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?'.

Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite. Finalmente,ele abriu a porta...

- ' Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.

Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.

Eu quero ser obediente.

Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem

imediatamente, eu vou embora daqui'.

Ele atravessou a rua e tocou a campainha.

Ele pôde ouvir um barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança.

A voz de um homem soou alto:

- 'Quem está aí? O que você quer?'

A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.

Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.

Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pe na sua soleira.

- 'O que é?'.

O jovem entregou-lhe o galão de leite.

- 'Comprei isto para vocês'.

O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.

Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.

O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.

Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:

- 'Nós oramos..

Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado.

Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.

Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.

Sua esposa gritou lá da cozinha:

- 'Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite...

Você é um anjo?'

O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e

colocou-o na mão do homem..

Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face..

Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.
 
Reflita ,nas minimas coisas Deus esta falando com você .
 
 
ELE CAMINHA CONTIGO ! ACREDITE ....................................................................

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Apostila do Treinamento de Manutenção Prática de Guitarras






Apostila do Treinamento de Manutenção Prática de Guitarras (revisado em 10/06/2008)

Caro visitante, no conteudo do texto a seguir, refere-se a um curso de manutenção avançada de guitarras que ministro na escola de música onde fica minha oficina, sendo assim, talvez você não se sinta a vontade para seguir os procedimentos sugeridos no texto, até porque, em muitas das práticas descritas, é recomendado o acompanhamento do luthier responsável, orientando no andamento das aulas e manuseio das ferramentas.
O texto em questão, pode ser muito útil como material de consulta, para diagnósticos e constatação de eventuais problemas. Não me responsabilizo por danos causados por má interpretação ou acidentes por imperícia do usuário, o uso das ferramentas e materiais descritos na apostila, deve ser acompanhado por profissional habilitado.
Boa Leitura....


Treinamento de Manutenção Prática de Guitarras




Lista de material de trabalho:

- Chave phillips 3/16”x 4”
- Chave de fenda ¼”x 4”
- Chave de fenda 1/8”x 4”
- Chave Allen de 1,5 a 5 milímetros e de 1/16” a ¼” (se não tiver as originais da guitarra)
- Chave canhão de 5/16”(se não tiver a original da Gibson)
- Lima triangular p/serrote e lima redonda fina (espessura máxima de 1/4”)
- Cabo para guitarra
- Afinador eletrônico cromático, com graduação de 20% e 50%
- Manivela para encordoar
- Alicate de bico em ângulo
- Alicate de corte pequeno
- Régua de aço com passes de ½ milímetro.
- Ferro de solda de 20 a 35 watts com suporte e solda
- Serra Starret aço rápido 1832
- Estilete
- Cera de polir e liquido polidor de guitarra
- Esponja de aço
- Escova de aço
- Lixas d’água de 100, 240, 400, 600 e 1500.
- Fita crepe de 1/2”ou ¾”
- Óleo de peroba ou cedro
- Óleo tipo WD 40
- Álcool isopropílico e seringa descartável com agulha grossa
- Super Bonder liquida
- Algodão cru ou uma camiseta de malha velha
- Pote de plástico ou metal, para lavagem das ferragens

Este material não precisa ser levado para o treinamento, teremos material disponível para a didática.




1



Objetivo do Treinamento

Tornar o músico guitarrista hábil para solucionar problemas eventuais de forma simples e ter um bom resultado na manutenção periódica do seu instrumento, tendo conhecimento do processo de afinação de oitavas ajustes, regulagens e uma visão técnica mais profunda do instrumento, inclusive da parte elétrica.
Não trataremos diretamente de assuntos históricos sobre as guitarras, porém podemos durante a aula tecer comentários a respeito.



Retirada das cordas e retirada do braço da guitarra (caso seja parafusado, se for colado, trabalharemos com a guitarra toda na bancada).

- Coloque a guitarra “de bruços” sobre a bancada, previamente forrada com uma toalha velha, com a chave Phillips afrouxe os parafusos que fixam o braço no tróculo (encaixe) do instrumento. Retirados todos os parafusos, verifique se o braço sai facilmente, se não, vire a guitarra para cima na bancada e com atenção e firmeza retire o braço do tróculo, segure a guitarra firmemente com a mão esquerda e com a direita retire o braço fazendo movimentos para frente e para trás, nunca force para os lados, e se houver calço em baixo do braço, guarde-o para recolocá-lo.

Retirada da ponte e cordal.

- As guitarras tipo Lês Paul e SG são fáceis de se retirar estas ferragens, o cordal solta-se assim que retiradas as cordas e a ponte fica pousada sobre os parafusos de ajuste de altura, retire-a puxando para cima, em seguida com a chave de fenda de ¼ , retire os parafusos do cordal e da ponte, se os parafusos estiverem muito apertados, forre a ponta da chave com um pouco de fita crepe para não “ferir” o cromado do parafuso. Alguns parafusos de ajuste de ponte são fixos no corpo, nesse caso deixe-os onde estão. Muita atenção com chaves de fenda, costumam escorregar do parafuso e podem danificar a pintura.

- As guitarras do tipo Telecaster possuem ponte fixa por parafusos Phillips que ficam em baixo dos carrinhos, com a chave Phillips, retire os carrinhos tomando o cuidado de guardá-los em local seguro, depois retire os parafusos que fixam a ponte. Detalhe, o captador da ponte é fixo na mesma, retire os três parafusos que fixam o captador e ponha-o solto dentro da cavidade dele mesmo.



2



Retirada da ponte (continuação)

- As guitarras tipo Stratocaster possuem ponte móvel, recurso mecânico que possibilita a execução da técnica de tremolo, vire o corpo da guitarra “de bruços” novamente e retire a tampa traseira da guitarra, ali ficam alojadas as molas e seu mecanismo de ajuste, com a chave Phillips afrouxe os dois parafusos que ajustam as molas e retire-as em seguida. Recoloque a guitarra de frente, com a chave Phillips retire os seis parafusos que fixam a ponte. Nas guitarras do modelo Stratocaster American Standard a ponte trabalha em pequena flutuação, fixada por apenas dois parafusos, que apenas apóiam a ponte sob pressão das molas e das cordas. Nesse caso a ponte cairá assim que retiradas as molas e em seguida retiram-se os dois parafusos.

Limpeza da escala

- Antes de iniciar a limpeza da escala, forre a pestana da guitarra com fita crepe. Se a guitarra for de braço colado, proteja a pintura do corpo da guitarra próximo a escala com fita crepe e papel. Se houverem incrustações na escala, não há problema em poli-las, entretanto se quiser, pode revesti-las com fita crepe.

- Escala em rosewood, com trastes em boas condições, podem ser limpas com a ajuda de uma esponja de aço passada sobre a madeira e os trastes oxidados, no sentido dos trastes e em seguida, no sentido da escala, depois passe cera de polir nos trastes e com um pedaço de algodão ou uma camisa de malha velha, passe a polir os trastes e a escala vigorosamente, em seguida passe óleo de peroba ou cedro na madeira da escala e com um algodão retire o excesso do óleo.

- Escala em maple, com os trastes em boas condições, podem ser limpas da seguinte forma: forre toda a escala com fita crepe, deixando os trastes expostos, para isso, com a ajuda do estilete, com cuidado e atenção, retire as fitas que estiverem cobrindo os trastes, deixando a superfície da escala forrada. Use uma esponja de aço para limpar os trastes oxidados e em seguida retire as fitas com cuidado para não arrancar a laca da escala, passe a cera de polir em toda a extensão da escala e com o algodão ou a camisa de malha velha siga a polir vigorosamente. Não é necessário passar óleo de peroba em escalas em maple.





3





Trastes marcados e gastos

- Lembre-se de que se for uma guitarra com braço colado, deve-se proteger a pintura com fita crepe e papel.
- Se os trastes estiverem marcados e gastos, pode-se recuperar a tocabilidade do instrumento com o uso de lixas. Verifique se o braço está bem reto, se não, com a ferramenta própria ajuste o tensor do braço (truss-rod) de forma que fique reto. Geralmente os braços apresentam uma suave curvatura para trás devido a regulagem que havia sido feita antes. Se for isso, com a devida ferramenta, em sentido anti-horário, afrouxe um pouco o truss-rod, verifique se o braço ficou reto, olhe em perspectiva das altas para as baixas.
Tendo sido ajustado o braço, verifique a madeira da escala, se for maple, forre toda a extensão da escala com fita crepe antes de iniciar e deixe os trastes expostos, comece a lixar os trastes uniformemente em toda a escala com a lixa 100, use um taco de madeira forrado com carpete ou espuma e enrole a lixa no mesmo para que o trabalho fique uniforme, cuidado para não lixar demais os cantos dos trastes. Vá lixando e observando os trastes. Quando as marcas estiverem quase sumindo, passe a lixar no sentido dos trastes com a lixa enrolada no dedo indicador, lixe de forma a arredondar um pouco os cantos do traste e lixe bem em cima do traste para que as ranhuras da lixa sumam e não atrapalhem a execução. Faça o mesmo com as lixas 240, 400, 600 e 1500. depois faça a limpeza como já mencionado anteriormente.
- Se os trastes estiverem muito marcados, a solução seria limá-los para depois fazer o nivelamento com lixa mencionado acima, ou até a substituição dos trastes.

Limpeza e polimento da pintura

- Stratocaster:
Retire o pickguard e a canoa do jack com a chave Phillips, corte os fios do jack e o fio terra que fica soldado na chapa do mecanismo de ajuste das molas. Com o corpo livre de obstáculos, passe cera de polir ou polidor de guitarra e com o algodão cru ou uma camisa de malha velha, passe a polir, se o acabamento for natural-encerado, passe óleo de peroba e de polimento.
- Telecaster:
Retire o pickguard com a chave Phillips e ponha de lado na bancada sem retirar os fios, retire a placa de metal da parte elétrica e ponha de lado na bancada, também sem retirar os fios. Faça o polimento em metade da face frontal, depois “desvie” as placas para o outro lado e termine o polimento.




4



Limpeza das ferragens

- Coloque todos os itens da ponte, desmontados, dentro de um pote com óleo tipo WD, no caso de pontes tipo fender, devem-se desmontar também os carrinhos. Depois do banho de óleo use uma escova de aço para limpar as oxidações, se quiser, pode usar esponja de aço nas chapas cromadas, mas não force muito, depois seque os carrinhos do excesso de óleo, seque também as chapas e passe pasta de polir, use algodão cru para o polimento. Monte os carrinhos em seus lugares, respeitando a ordem e tamanho das peças, instale a chapa da ponte com seus seis parafusos, instale também as molas traseiras do tremolo e aperte um pouco os parafusos de ajuste. A ponte da Telecaster deve ser instalada sem os carrinhos, faça uma limpeza nos pólos do captador com a escova de aço e óleo WD, seque o excesso e coloque o captador de volta a placa, parafuse-a no corpo e depois coloque os carrinhos.
- Nas LPs e SGs, use uma escova de aço para limpar os carrinhos da ponte tune’o matic, seque o óleo excedente dos parafusos do cordal e da ponte, se os parafusos apresentarem oxidação nos encaixes onde o cordal fica apoiado, use esponja de aço com óleo ou escova de aço para retirada da oxidação, lave bem as peças com óleo. Instale os parafusos, cordal e ponte, não se preocupe em ajustar altura das cordas.

Parte elétrica Stratocaster

- Na guitarra Stratocaster, com a chave Phillips, retire os parafusos que fixam a placa e a conoa do jack, com o alicate de corte, retire os fios do jack e do terra que fica atrás da guitarra. Você identificará os seguintes componentes:

5



Parte elétrica Stratocaster (continuação)

- Os captadores devem ser retirados um por vez para a limpeza. Retire primeiro o do braço, afaste-o da placa com cuidado para não danificar os contatos, retire o cover de plástico mas não mexa na bobina nem nos contatos, passe óleo WD nos pólos do captador e em seguida escove-os com a escova de aço com cuidado para não atingir a bobina. Limpe com um pano velho e faça o mesmo com os parafusos que fixam o captador, se os parafusos estiverem muito oxidados, você pode usar uma lixa média (240) e depois passar a escova de aço. Limpe o cover com polidor e também as bordas da placa onde vai ficar o captador e reinstale-o. Faça o mesmo com os outros.

- A chave seletora às vezes gera ruído devido à oxidação dos pólos, geralmente a utilização de álcool isopropílico ou limpa contatos spray resolve o problema. Se você não tiver esse material, o óleo WD também resolve, porém é uma solução provisória e mesmo usando o álcool ou o limpa contatos é bom jatear um pouco de óleo no eixo da chave. Lembre-se de movimentar bem as chaves e os potenciômetros após a limpeza e que a qualidade do som de todo o conjunto elétrico depende de uma boa condução eletrônica.

- Os potenciômetros podem ser limpos com a seringa e o álcool isopropílico, entretanto verifique antes o quanto de ruído é gerado pelo potenciômetro, se estiver muito danificado tente limpá-lo com o óleo WD, porém o melhor a fazer é substituí-lo por um novo do mesmo valor de impedância.

- O Jack é um componente muito barato, recomendo a recuperação se for um jack de construção robusta. Para limpá-lo, use uma lima redonda para desbastar a oxidação que se alojou no canal do terra e em seguida faça um contonete de esponja de aço e umedeça com álcool isopropilico e passe a limpar as paredes internas do canal do terra. A ponta do contato do positivo, deve ser limpa com uma lixa fina e álcool isopropilico.



6

Parte elétrica Telecaster

O procedimento de limpeza é muito parecido, entretanto, temos nessa guitarra, um captador instalado dentro da ponte, portanto a limpeza deste já foi feita quando recolocada a ponte, sobra para limpar o outro captador, que pode ser limpo com um pano com pasta de polir, todos os outros componentes são iguais aos da Stratocaster, mas há uma observação a fazer quanto ao jack da Tele, ele sai pela cavidade onde ficam os pots e a chave seletora, não há dificuldade em tirá-lo, entretanto recoloca-lo pede mais atenção.

Recolocação do braço

- Coloque a guitarra deitada para cima, verifique se, quando você retirou o braço se havia algum calço e recoloque-o no lugar onde estava, limpe os parafusos de fixação do braço, ajuste o braço no tróculo do corpo e aperte-o bem para que encoste no fundo. Levante a guitarra segurando o braço junto ao corpo, posicione a chapa de metal atrás o corpo e coloque os parafusos, lembre-se de que você está colocando o braço de uma guitarra, fixe-o com muita firmeza, o sustain do instrumento depende diretamente deste fator e, depois de postas as corda, verifique se ficou centralizado, se não, afrouxe um pouco as cordas, afrouxe um pouco os parafusos de fixação do braço e ajuste na posição correta puxando o braço para onde você quer, mantenha-o posicionado enquanto aperta novamente os parafusos de fixação.

- Calços podem ser usados para melhor angular o braço da guitarra, aumentando a margem de ajuste da altura dos carrinhos e possibilitando um ajuste mais refinado, mas não exagere, pois terá que tirar o braço de novo para retirar o calço excedente.

Parte elétrica LPs e SGs

- O acesso à parte elétrica destas guitarras fica atrás do corpo, devendo-se retirar os parafusos das placas. A maior acomoda os potenciômentros e a menor, circular, a chave seletora. O jack fica em uma placa quadrada na face lateral das LPs e em algumas SGs fica junto dos potenciômetros na frente da guitarra.

-As chaves de três posições das SGs e LPs costumam acumular boa quantidade de sugeira devido a forma com que trabalham, o ideal é retirar a chave da sua cavidade e usar uma lixa fina(400), nos pólos da chave para melhorar o contato, depois o procedimento de limpeza é o mesmo já mencionado porém, recomendo não usar o álcool isopropílico nas guitarras da marca que originou esses modelos, tanto na chave quanto nos potenciômetros, devido a sua pintura, que mancha com facilidade com alguns produtos, até mesmo com suor, portanto use o óleo tipo WD que você terá um bom resultado, em outras marcas você pode usar o álcool ou o limpa contato. Lembre-se de movimentar bem as chaves e os potenciômetros após a limpeza. A qualidade do som de todo o conjunto elétrico depende de uma boa condução eletrônica.



7

Parte elétrica LPs e SGs (continuação)

- Os captadores das SGs e LPs podem ser retirados para limpeza, retire-os da moldura com a chave phillips ou a chave fenda 1/8”, e se forem cobertos (cromados), use pasta de polir e algodão, se forem dourados, use somente óleo wd e algodão, se tiverem oxidação, antes do polimento passe um pouco de esponja de aço e óleo wd com suavidade, depois seque e dê o polimento. Se forem descobertos, afrouxe os parafusos dos pólos a uma altura de 3 milímetros, o suficiente para afastá-los da parte plástica, escove-os com a escova de aço e o óleo WD, aperte os parafusos no lugar e, se os pólos chatos estiverem muito oxidados, passe (com óleo wd) lixa número 400 até a ferrugem ser reduzida, em seguida passe a lixa numero 600 e por último uma lixa numero 1200 ou 1500, (pode-se usar também álcool isopropilico para limpa-los), depois de polimento com a pasta de polir e algodão vigorosamente, para que a parte plástica fique brilhando de novo. Lembre-se de recolocar as molduras e molas dos captadores na posição correta, que geralmente apresenta os captadores com os pólos de parafuso em extremos opostos e a face lateral inclinada (a mais alta pra ponte e a mais baixa pro braço).

Como soldar componentes da guitarra

- O ferro de soldar é uma ferramenta simples, entretanto, deve-se tomar cuidado para não ter contato com a ponta, é realmente muito quente, use sempre um suporte próprio para o ferro e o mínimo de voltagem para o nosso trabalho é de 20 watts, e a solda não precisa ser especial. Antes de soldar verifique se os contatos e fios estão limpos, ajuste a ponta do fio que vai ser soldado no contato e em seguida aqueça toda a superfície que recebera a solda (fio e contato). Deposite a solda junto da ponta do ferro em contato com o local que você quer soldar, espere a solda ficar com aparência de chumbo derretido e retire o ferro.



- O nosso trabalho de laboratório será trocar o jack da guitarra. Os pólos do jack são de fácil identificação. Passe uma lixa média (240) nos pólos para que recebam melhor a solda, passe a ponta descascada dos fios pelos furos dos respectivos pólos, terra e positivo, aqueça a união (fio+pólo) com o ferro quente e deposite a solda sobre a ponta do ferro, derretendo a solda sobre os contatos, aguarde que a solda fique quente a ponto de parecer chumbo derretido, em seguida retire o ferro.




8



Reparos eletrônicos

- Se sua guitarra tem um captador que não “fala” ou soa muito baixo, pode ser que o contato do mesmo esteja rompido ou deficiente. Verifique os contatos na chave seletora e nos potenciômetros. Com a ajuda de um esquema da sua guitarra, que pode ser baixado dos sites de fabricantes de captadores, procure a possível falha, encontrado o problema, afaste com cuidado os fios que estão ao redor do local a ser reparado, aqueça o contato do componente que vai receber o fio e com o alicate de bico guie a ponta do fio partido devolta ao contato do componente, mantendo o ferro apontado no contato. Aguarde a solda derreter bem e se necessário acrescente um pouco mais de solda. Faça o teste dos captadores antes de fechar a guitarra, ligue um cabo ao amplificador e com um diapasão de garfo, excite os captadores, lembrando de selecionar a chave para o captador que você está testando.

Modificações

- Trocar um captado requer bom senso e conhecimento do timbre que você deseja obter, por isso procure amostras em mp3 disponíveis nos sites dos fabricantes, lembre-se de valorizar o seu estilo e gosto musical na hora da escolha, captadores avulsos costumam ter preço elevado, por isso faça uma escolha sensata.
Tome cuidado com o tamanho dos captadores, existem captadores do tipo humbukers que são maiores na largura e tem pólos mais espaçados para usar em pontes com micro-afinação, se colocados em uma LP ou SG vão ficar desproporcionais. Recomendo que sempre opte por captadores que sejam do tamanho e som adequados à necessidade que vão suprir. Se optar por captadores ativos, verifique antes se sua guitarra tem espaço interno suficiente para acomodar a bateria 9v.

- Selecionado o novo captador, abra a embalágem, e procure o mapa de instalação do fabricante, que geralmente vem com várias opções de instalação, quando passivos. Captadores ativos não possuem mais do que um esquema, que deve ser seguido à risca.

- Se for uma Strato, retire a placa para trabalhar na eletrônica, se for uma Tele, você deverá retirar a placa, a tampa metálica e a ponte, nas LPs e SGs retire a maior tampa traseira, se for tirar o captador do braço, retire também o da ponte pois ele atrapalha a passagem da fiação. Retire a solda do contato do captador original, retire o captador da placa ou moldura, coloque o novo captador na placa ou moldura, descasque a ponta do chicote do novo captador, identifique a fiação e proceda como o recomendado pelo fabricante, passe um pouco de solda nos fios e nos contatos, aproxime-os com o alicate de bico e solde os fios nos contatos “terra e positivo” e faça o teste com a tampa ou placa ainda aberta caso precise fazer algum ajuste. Tome cuidado para não deixar a solda escorrer de um contato para outro, e não exagere na quantidade de solda.



9

Colocação das cordas

- Coloque as cordas com o de costume, somente tomando precaução para não acumular muitas voltas de corda nas tarrachas, para um bom resultado na colocação, passe a corda pelo furo da tarracha, estique a corda e em seguida, na altura do décimo segundo traste, introduza sua mão em baixo da corda como um “golpe de karatê”, marque a corda na tarracha, dê uma laçada na corda e enrole em espiral a partir dali, corte a sobra da corda, afine e tensione as cordas encapadas, puxando-as um pouco, para que fiquem estáveis. Para ajustar a altura das cordas nas SGs e LPs é só ir subindo os parafusos de ajuste, na Strato e na Tele, você usa uma chave Allen para subir ou descer os carrinhos, lembrando que ainda falta o ajuste do truss-rod.

Ajuste do braço

- Depois de pré-afinada a guitarra, faça uma checagem no braço, ponha a guitarra deitada na bancada e pressione a corda “E 6” na primeira casa e na casa que liga o braço ao corpo, no paralelo entre a corda e a escala, mais ou menos na altura da quinta casa, deverá haver espaço entre a corda e o traste suficiente para um cartão de visita. Possivelmente o espaço será maior, então teremos que ajustar o truss-rod. Esse recurso permite que a relação de tensão entre o braço e as cordas, seja ajustado de forma a aproximar as cordas da escala. Apertando o truss-rod no sentido horário, ele puxará o braço para trás, aproximando as cordas, e no sentido contrario, ele afastará as cordas.
- Se as cordas estiverem afastadas, gire a ferramenta no truss-rod por ¼ de volta no sentido horário, e não mais que isso. Reveja a afinação, afine e confira o resultado, se necessário ajuste mais uma vez com os mesmos ¼ de volta, reveja a afinação e confira até que fique a contento.
- A ação das cordas nas notas altas também deve ser ajustada. Verifique com a régua de aço na décima segunda casa e, com a chave Allen correspondente ao ajuste da altura dos carrinhos, suba ou desça os parafusos de forma que as cordas 1, 2 e 3 fiquem com 2 milímetros de altura da corda para o décimo segundo traste e 2,5 milímetros nas cordas 4, 5 e 6, lembro que esse padrão pode sofrer pequenas alterações de acordo com cada instrumento, siga o seu bom senso.

Ajuste da pestana

- Os sulcos onde pousam as cordas na pestana, também devem ser ajustados. Verifique a altura da primeira corda em relação ao primeiro traste, pressionando a corda na terceira casa. O espaço que resta ali, deve ser suficiente para passar uma folha de papel comum, aquele tipo oficio. Se estiver maior que isso, com suavidade, use a serra 1832 ou a lima para serrote, para retirar parte do material da pestana dentro do sulco da primeira corda. Esse é um processo lento e cauteloso, se passar do ponto até tem como consertar, mas evite, Cuidado com o acabamento da mão da guitarra, se for preciso, forre com papel e fita. Faça os ajustes aos poucos e confira a cada duas ou três passadas da serra/lima.


10

Ajuste da pestana (continuação)

- Ajustada a primeira corda, prossiga ajustando da mesma forma a segunda e a terceira corda, porém na quarta corda pra cima, seja mais generoso na altura das cordas, deixe com altura suficiente para um cartão de visita. Confira o resultado, toque corda por corda e verifique a sustentação da nota de cada uma. Depois de ajustadas todas as cordas repasse a afinação.

Afinação de oitavas

- Deixe a afinação o mais exata possível, confira a afinação da primeira corda na décima segunda casa. Se a nota estiver passando do ponto zero do afinador, aperte o parafuso com a chave phillips que fará o carrinho aumentar o tamanho da corda, nas guitarras modelo strato e tele. Afrouxe com a chave fenda de 1/8 se for ponte tune’o matic, que fará o mesmo efeito de aumento de tamanho. Dê umas duas voltas no parafuso e confira a afinação, afine a corda solta e confira a décima segunda casa possivelmente a afinação vai baixar e se aproximar ou ficar exata, se passar do ponto, faça o movimento inverso no parafuso do carrinho que a corda vai diminuir de tamanho e a nota vai subir novamente. Se a nota estiver longe de chegar no ponto zero, continue o processo de ajuste e repasse a afinação da corda solta a cada tentativa e depois confira a nota da décima segunda casa, vá ajustando aos poucos, meia volta no parafuso a cada vez e sempre conferindo no afinador eletrônico.
- Afinadas todas as cordas, confira uma por uma corda solta e oitava correspondente, se alguma ainda não acertou, prossiga com a afinação naquela corda.

Ajuste de altura dos captadores

-Este ajuste equilibra o som entre um e outro captador além de proporcionar o melhor desempenho do captador na guitarra.
-Precione a corda “E 1” na décima segunda casa, os captadores devem ficar próximos da corda 4 milímetros para os single coil e de 2 a 3 milímetros para os humbukers, prossiga ajustando-os girando os parafusos de ajuste que fixam os captadores na placa/moldura, faça o mesmo com a corda “E 6”. Se forem captadores ativos, aproxime-os das cordas o Máximo que puder, isso é recomendado pelo fabricante. Essas medidas não são definitivas, confira o som de cada captador separadamente e decida se deve aumentar ou diminuir um ou outro, mas inicie com as medidas padrão.

Considerações finais

- Aprimore seu ouvido, tenha bom senso e bom gosto, mas principalmente, lembre-se de quem vai usar o instrumento, procure saber como toca, que estilo musical agrada mais o proprietário e quais as particularidades que devem ser observadas devido a isso, seja profissional.

11





Índice de capítulos



- Lista de material........................................................... 01
- Objetivo do treinamento.............................................. 02
- Retirada das cordas e do braço................................... 02
- Retirada da ponte e do cordal............................... 02/03
- Limpeza da escala......................................................... 03
- Trastes marcados e gastos.......................................... 04
- Limpeza e polimento da pintura................................. 04
- Limpeza das ferragens................................................. 05
- Parte elétrica da Stratocaster............................... 05/06
- Parte elétrica da Telecaster........................................ 07
- Parte elétrica das LPs e SGs.................................07/08
- Recolocação do braço................................................... 07
- Reparos eletrônicos..................................................... 09
- Modificações................................................................. 09
- Colocação das cordas................................................... 10
- Ajuste do braço............................................................. 10
- Ajuste da pestana....................................................10/11
- Afinação de oitavas...................................................... 11
- Ajuste de altura dos captadores................................. 11
- Considerações finais......................................................11

By Alessandro Guitar-Bass Escola de Musica Harmonia 

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

APRENDA COM AS PULGAS - consultoria em tempos de crise.

APRENDA COM AS PULGAS - consultoria em tempos de crise.


Soluções para nossas dificuldades as vezes são tão dificeis de resolver?
Muitas Igrejas caíram e caem na armadilha das mudanças drásticas de coisas que não precisam de alteração, apenas aprimoramento. O que lembra a história de duas pulgas.

Duas pulgas estavam conversando e então uma comentou com a outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voamos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobrevivência quando somos percebidas pelo cachorro é zero.

É por isso que existem muito mais moscas do que pulgas.

E elas contrataram uma mosca como consultora, entraram num programa de reengenharia de vôo e saíram voando. Passado algum tempo, a primeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque ficamos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tempo de reação é bem menor do que a velocidade da coçada dele. Temos de aprender a fazer como as abelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapidamente.

E elas contrataram o serviço de consultoria de uma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeira pulga explicou por quê:

- Nossa bolsa para armazenar sangue é pequena, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Escapar, a gente até escapa, mas não estamos nos alimentando direito. Temos de aprender como os pernilongos fazem para se alimentar com aquela rapidez.
E um pernilongo lhes prestou uma consultoria para incrementar o tamanho do abdômen.

Resolvido, mas por poucos minutos. Como tinham ficado maiores, a aproximação delas era facilmente percebida pelo cachorro, e elas eram espantadas antes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram uma saltitante pulguinha:

- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?

- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adaptadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos e podemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?

- Isso é temporário. Já estamos fazendo consultoria com um morcego, que vai nos ensinar a técnica do radar. E você?

- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.

Era verdade. A pulguinha estava viçosa e bem alimentada. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata a torcer:

- Mas você não está preocupada com o futuro? Não pensou em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Contratei uma lesma como consultora.

- O que as lesmas têm a ver com pulgas?

- Tudo. Eu tinha o mesmo problema que vocês duas. Mas, em vez de dizer para a lesma o que eu queria, deixei que ela avaliasse a situação e me sugerisse a melhor solução. E ela passou três dias ali, quietinha, só observando o cachorro e então ela me deu o diagnóstico.

- E o que a lesma sugeriu fazer?
- “Não mude nada. Apenas sente no cocuruto do cachorro. É o único lugar que a pata dele não alcança”.
Moral: você não precisa de uma reengenharia radical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a grande mudança é uma simples questão de reposicionamento.

Conquistar é para quem tem Visão IEQ Cedrinho de Olho no Futuro .

domingo, 28 de agosto de 2011

A BIBLIA E O CELULAR***




A BIBLIA E O CELULAR***



> Já imaginou o que aconteceria> Já imaginou o que aconteceria se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que
> tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no
> bolso ou na bolsa?
>
> E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
> E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório…?
>
> E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
> E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
> E se a déssemos de presente às crianças?
> E se a usássemos quando viajamos?
> E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
>
> Ao contrário do celular, a Bíblia não fica ” muda ” é só
> abrí-la e Deus fala contigo.. Ela ‘pega’ em qualquer lugar.
> Não precisa ” pagar ” para ter créditos ” automaticamente
> ao ler e praticá-la os creditos caem em sua conta, porque
> Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo:
> não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
>
> “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está
> perto”. (Is 55:6)*
>
>
> _TELEFONES DE EMERGÊNCIA: _
>
> > Quando você estiver triste, ligue João 14.
> > Quando pessoas falarem de você, ligue Salmo 27.
> > Quando você estiver nervoso, ligue Salmo 51.
> > Quando você estiver preocupado, ligue Mateus 6:19,34.
> > Quando você estiver em perigo, ligue Salmo 91.
> > Quando Deus parecer distante, ligue Salmo 63.
> > Quando sua fé precisar ser ativada, ligue Hebreus 11.
> > Quando você estiver solitário e com medo, ligue Salmo 23.
> > Quando você for áspero e crítico, ligue 1 Coríntios 13.
> > Para saber o segredo da felicidade, ligue Colossenses 3:12-17.
> > Quando você sentir-se triste e sozinho, ligue Romanos 8:31-39.
> > Quando você quiser paz e descanso, ligue Mateus 11:25-30.
> > Quando o mundo parecer maior que Deus, ligue Salmo 90.
> Anote em sua agenda, um deles pode ser IMPORTANTE a qualquer MOMENTO em
> sua VIDA!!! Repasse para seus contatos… Pode ser que um desses números
> de emergência salve uma vida!!! se tratássemos a nossa Bíblia do jeito que
> tratamos o nosso celular? E se sempre carregássemos a nossa Bíblia no
> bolso ou na bolsa?
>
> E se déssemos uma olhada nela várias vezes ao dia?
> E se voltássemos para apanhá-la quando a esquecemos em casa, no escritório…?
>
> E se a usássemos para enviar mensagens aos nossos amigos?
> E se a tratássemos como se não pudéssemos viver sem ela?
> E se a déssemos de presente às crianças?
> E se a usássemos quando viajamos?
> E se lançássemos mão dela em caso de emergência?
>
> Ao contrário do celular, a Bíblia não fica ” muda ” é só
> abrí-la e Deus fala contigo.. Ela ‘pega’ em qualquer lugar.
> Não precisa ” pagar ” para ter créditos ” automaticamente
> ao ler e praticá-la os creditos caem em sua conta, porque
> Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim. E o melhor de tudo:
> não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.
>
> “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está
> perto”. (Is 55:6)*

sábado, 27 de agosto de 2011

Aos Jovens – Tornando-se um vencedor




“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1 e 2
Você tem uma escolha a fazer. Ou você é um jovem vencedor, da melhorqualidade, ou é um jovem derrotado e mundano. Jovens mundanos buscam sempre em primeiro lugar sua satisfação pessoal; são salvos, mas são extremamente egoístas. Suas orações giram em torno do que Deus pode fazer por eles, querem usar Deus para os seus propósitos pessoais em vez de serem usados por Deus para os propósitos D’Ele. Os jovens vencedores em contrapartida sabem que foram criados para um propósito, para uma missão. Acordam de manhã na expectativa de Deus poder usá-los naquele dia. São jovens que contagiam as pessoas ao seu redor, com sua fé e confiança em Deus. Que tipo de jovem você quer ser?
Para se tornar um jovem vencedor é preciso mudar a mentalidade e atitudes. E tudo começa mudando a mentalidade egoísta pela mentalidade altruísta. Comece pedindo ao espírito Santo que o ajude a perceber as necessidades das pessoas ao seu redor, principalmente as necessidades espirituais. Faça o que tem que ser feito por elas, seja servo das pessoas como Cristo nos ensinou. Outra coisa, substitua o pensamento imediatista pelo pensamento com perspectiva eterna. Isso vai evitar que dê importância excessiva a questões pequenas e o ajudará a distinguir entre o urgente e o eterno. Não troque sua vida por coisas temporárias, mas invista sua vida em vidas, invista sua vida em cumprir os propósitos de Deus. Por último, pare de pensar em desculpas para não servir a Deus e comece a pensar em formas de cumprir o Seu propósito. Você nasceu para adorar, viver em comunhão, ser semelhante a Jesus, servir as pessoas e exercer o ministério da reconciliação.
Qual dessas desculpas você tem usado nestes dias para não cumprir a vontade de Deus? Jacó era inseguro, José foi maltratado, Moisés gaguejava, Gideão era pobre, Davi teve um monte de problemas familiares, Pedro era explosivo, Zaqueu era indesejado pelas pessoas, Tomé tinha dúvidas, Paulo tinha saúde fraca e Timóteo era tímido. Aí está uma variedade de pessoas cheia de imperfeições e desajustes, mas Deus usou cada um deles para cumprir o Seu propósito.
Aos meus amigos e Jovens .
By. Alessandro Jazz Bass

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Curiosidades sobre oleos de unção

Você Sabia ? Procure se informar melhor para se proteger ................



MIRRA:

Morte preciosa de Cristo e sua ressurreição, usada principalmente em sepultamento (Fez parte das especiarias que puseram no corpo de Jesus no sepulcro – João 19.39).

Jesus na Cruz rejeitou vinho com MIRRA, oferecido para aliviar as dores – Marcos 15.23. A raiz hebraica da palavra MIRRA significa Fluir.

NARDO:

Jesus ungido com o preciosíssimo perfume de nardo. Marcos 14.3. Usado para ungir pessoas que necessitam de um renovo espiritual, na prática da oração, trás convicção da presença interior do Espírito.

ALOÉS:



Esta especiaria foi usado no sepultamento de Jesus, em que tomaram parte José de Arimatéia e Nicodemos. (João 19.39), se o composto de 50 quilos que Nicodemos usou tinha considerável proporção de aloés, foi preciosíssimo. É da madeira de uma árvore preciosa e odorífera.

CINAMOMO:



Aroma que supõem ter sido a canela. É mencionada em Êxodo 30.23, como uma das partes componentes do óleo da Santa unção e em Provérbios 7.17, como um perfume para o leito, em Cantares 4.14, plantas do jardim que é a imagem da noiva, e Apocalipse 18.13 (Canela de cheiro), como uma das mercadorias da grande Babilônia.

LÍRIO DOS VALES:



Os Lírios foram usados para enfeitar o templo do Deus Altíssimo, assim como as crianças enfeitam a igreja e nosso lar Modo aplicado: Usado junto com a cássia na unção das crianças, uma vez que desejamos a proteção do Senhor para nossos filhos.

ACÁCIA OU CÁSSIA:



Essência ou óleo sagrado para unção. Êxodo 30.24. Casca aromática semelhante a canela. Todas as suas vestes cheiram a Mirra, Aloés e a CÁSSIA, desde os palácios de marfim de onde te alegram.

ROSA DE SAROM:



Encontrada na Palestina. Cantares 2.1 – Eu sou a Rosa de Sarom. Modo aplicado: Usado com Cinamomo na unção de casais. Pedindo a Deus que haja paz harmonia, amor, compreensão. Que retire toda artimanha de satanás, todo demônio da contenda, da prostituição, do vício … (Conforme o caso). O casal pode receber esta unção juntos ou se um dos dois não aceita a unção, ungir o lado da cama que dorme ou o travesseiro, ou como o Espírito te orientar.

BÁLSAMO:



Usada como propriedade curativa conforme Jeremias 46.11. …Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo (ungüento) ungiu meus pés … Lucas 7.46

CÁLAMO:



Representa a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, pelo Espírito na ressurreição ficou e está em pé.

ÓLEO DA UNÇÃO:



A unção com óleo significa o derramar do Espírito Santo em nossas vidas e o agir de Deus a nosso favor, através da comunhão, da oração e da obediência.

AZEITE:

 Igual o óleo Da consagração: I Samuel 10.1 – Êxodo 29 de 2 a 23 e Levítico 6 de 15 a 21 e 8.12. Usado para luz: Mateus 25.13


Curiosidade:


Êxodo 30, O Senhor instrui sobre o óleo da unção do templo e dos sacerdotes. Esta composição é sagrada e tinha um propósito específico para aquela época. O interessante é, que a quantidade de azeite era de 1 him, que eqüivale a 6 litros, já as essências foram adquiridas através de valores monetários, por exemplo: Mirra 500 Siclos, canela 250 Siclos, Cálamo 250 Siclos e Cássia ou Acácia 500 Siclos. O Siclo era uma unidade monetária dos Hebreus, e 1 Siclo era igual a Geras. 50 siclos era igual a 1 mina e 60 minas igual a 1 Talento. A Dracma era um peso ou uma unidade da Pérsia, assim como o Estáter da Grécia e o Denário de Roma. Assim, não sabemos o peso da essências e nem a quantidade em litros, para dificultar a sua reprodução.